Baratas

Pragas mais comuns

Sobre

As baratas estão presentes no mundo há mais de 400 milhões de anos e contam com mais de 4.000 espécies, porém menos de 1% são consideradas pragas urbanas. Seu tamanho pode variar de poucos milímetros até 10cm, possuindo, geralmente, hábitos noturnos. Podem ser encontradas nos mais diversos ambientes ao redor do mundo, exceto nas regiões polares. Elas são potenciais vetores de doenças como disenteria, gastroenterites e poliomielite.

O formato e o tamanho variam conforme a espécie, mas em geral as fêmeas são maiores que os machos, tendo estes as asas mais desenvolvidas. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber água, até um mês sem comer e também semanas sem a cabeça. As baratas desenvolvem-se por metamorfose gradual, apresentando os estágios de ovo, ninfa e adulto. Elas gostam de se esconder em rachaduras, frestas ou outras áreas protegidas que são quentes e úmidas durante o dia. Algumas baratas podem contrair, carregar e espalhar bactérias prejudiciais à saúde (como a salmonela) pelas superfícies por onde andam.

Abaixo, a breve descrição de duas espécies consideradas pragas e facilmente encontradas no Brasil.

Infestação

Protegendo a sua família contra baratas

As baratas são uma praga de alto risco nas casas e empresas. São portadoras de várias doenças perigosas, incluindo salmonelas, disenteria, gastroenterite e febre tifóide. Os excrementos das baratas também podem causar eczema e asma. 

O risco é particularmente elevado quando hé crianças, idosos ou pessoas que estejam em tratamento de outras doenças no local.

Além dos riscos para a saúde, as baratas são uma das pragas mais desagradáveis que existem. Não só pelo seu aspecto perturbador, mas também pelo odor altamente desagradável que deixam em alimentos e objetos que tocam.

As baratas conseguem se reproduzir rapidamente e são muito resistentes. é essencial responder rapidamente ao primeiro sinal para impedir que qualquer infestação de baratas se estabeleça ou se propague.

Eliminacao

Evite restos de comida

 

Restos de alimentos, seja em louças ou na pia, vão atrair facilmente as baratas pelo seu cheiro. Por isso, lave sempre as vasilhas após utilizar, limpe a pia corretamente e se certifique que descartou devidamente os restos de comida.Deixar a casa limpa é fundamental para que o ambiente não seja propício para baratas.

 

 

Como Evitar

Prevenir é o melhor remédio

Mesmo sabendo maneiras de como eliminar baratas, o importante mesmo é saber com prevenir que elas apareçam.

Esse tipo de inseto gosta de lugares quentes, úmidos e mais escuros, como caixa de gordura, ralos, canos da cozinha, banheiro área de serviço, calefação ou ar condicionado, buracos no piso ou na parede.

Para evitar que elas fiquem escondidas nesses espaços durante o dia e ataque outros ambientes da sua casa de noite. Mantenha os buraquinhos sempre vedados. Nas tubulações, coloque uma tela protetora. Na parte de forfa da casa, procure manter o cesto de lixo e os ralos fechados.

Vale também lembrar para não atrair baratas ou outros tipos de pragas como ormigas evite deixar restos. Ou mesmo farelo de comida no chão ou na pia e mantenha também os alimentos bem lacrados.

Se possível, aspire sua casa com frequência. Sofás, camas, tapetes e essencialmente os buracos no piso e paredes. Isso é importante para aspirar também qualquer tipo de ovo de barata.

veja mais sobre os nossos Serviços

Desentupimento de pia

DESENTUPIDORA

Desentupimento de ralo

DESENTUPIDORA

Desentupimento de vaso sanitário

DESENTUPIDORA

Desentupimento de tanque

DESENTUPIDORA

Desentupimento de ralos

DESENTUPIDORA

Desentupimento de caixas de gordura

DESENTUPIDORA

Desentupimento de esgotos

DESENTUPIDORA

Limpa fossa

DESENTUPIDORA

Hidrojateamento

DESENTUPIDORA

Descupinização

DEDETIZADORA

Controles de pragas

DEDETIZADORA

Dedetização de aranhas

DEDETIZADORA

Dedetização de pulgas

DEDETIZADORA

Dedetização de carrapatos

DEDETIZADORA

Dedetização de ratos

DEDETIZADORA

Dedetização de formigas

DEDETIZADORA

Dedetização de baratas

DEDETIZADORA

Dedetização de cupins

DEDETIZADORA

Dedetização de lesmas

DEDETIZADORA

Dedetização de abelhas

DEDETIZADORA

Dedetização de marimbondos

DEDETIZADORA

Dedetização de pombos

DEDETIZADORA

Controle de Pombos

DEDETIZADORA

Dedetização de traças

DEDETIZADORA

Dedetização de morcegos

DEDETIZADORA

Dedetizaçãode caramujos

DEDETIZADORA

Dedetização de besouros

DEDETIZADORA

Dedetização de percevejos

DEDETIZADORA

Dedetização de ácaros

DEDETIZADORA

Dedetização de largatixas

DEDETIZADORA

Dedetizadora em São paulo

DEDETIZADORA

Dedetizadora

DEDETIZADORA