Cupins

Pragas mais comuns

Sobre

Os cupins se organizam numa sociedade de castas, onde cada integrante possui uma função específica no ataque à propriedade e aos bens, sejam eles móveis ou imóveis. Podem ser encontrados em quase todo o mundo, mas estão distribuídos principalmente em regiões tropicais e subtropicais. A fonte alimentar básica destes insetos é material celulósico, que em termos gerais é digerido com o auxílio de micro-organismos simbiontes intestinais.

Eles têm importante papel ecológico, funcionando como consumidores primários e decompositores, auxiliando na aeração dos solos e na distribuição de nutrientes. É relativamente pequeno o número de espécies consideradas como pragas, quando comparado ao número total.

Cupins são insetos eussociais. Nas colônias os indivíduos têm funções diferentes de acordo com a casta que ocupam, bem como morfologias adaptadas a estas funções.

 

Rainha e Rei: São os elementos-chave de qualquer colônia. Suas únicas funções são acasalar e ovopositar. Outros cupins tratam da alimentação e segurança dos casais reais. A rainha vive de 25 a 50 anos.

Ovos: Milhares deles são produzidos pela rainha em cada ano e ficam incubados por aproximadamente duas semanas sob o cuidado dos cupins-operários.

Acasalamento: Após os curtos voos, os reprodutores perdem suas asas. Aqueles que sobrevivem aos predadores iniciam com seus parceiros o processo de acasalamento para a cópula.

Ressurgimento: O par formado entoca-se na madeira, iniciando sua própria colônia como rei e rainha. O ciclo de vida repete-se quando a nova rainha deposita seus ovos, que se tornarão ninfas, soldados, operários e reprodutores.

Revoada: Todos reprodutores adultos deixam a colônia simultaneamente, de preferência na primavera e no outono. Os operários os ajudam a se movimentar por entre os túneis até as saídas. Péssimos voadores, estes reprodutores planam por poucos metros e caem rapidamente no solo.

Ninfas: Assumem uma determinada posição nas castas após uma série de estágios de crescimento.

 

Castas:

Reprodutores: Desenvolvem órgãos sexuais e asas. Seus olhos se tornam funcionais. A um sinal da natureza, estes cupins deixam a colônia em enxameamento para iniciar novos focos de ataque.

Reprodutores Secundários: Este grupo fornece, sob condições emergenciais, a substituição do rei e da rainha caso eles morram.

Operários: Estéreis e cegos, os cupins-operários são ávidos por celulose, o alimento básico para toda a colônia. Alguns também atuam na segurança da rainha, seus ovos e suas ninfas. Trabalham 24 horas por dia, perfurando o interior das madeiras.

Soldados: No seu estágio final de crescimento adquirem uma blindagem na cabeça, bem como grandes e fortes mandíbulas. Eles estão geneticamente programados para defender a colônia dos inimigos, especialmente as formigas.

Infestação

Dificilmente você verá algo que prove, de modo direto, que você está sendo vítima de uma infestação de cupins – já que os ver nem sempre é uma tarefa fácil. Por outro lado, existem outros sinais de que os cupins estão se aproveitando do espaço: buracos em móveis de madeira, pisos cedendo e partes da fundação ‘ocas’ são alguns deles. As dicas aqui são:

  • Vá ao porão de casa. Leve com você uma lanterna e uma chave de fenda. Preste atenção em cada buraco ou fenda na fundação e bata na madeira para averiguar se há, ou não, espaço oco. Use a chave de fenda para pressionar a madeira, usando força contra a mesma. Se ela ceder e em seguida quebrar com pouca dificuldade, esse pode ser um grande sinal de que os cupins estão tomando conta do ambiente.
  • Na hora de examinar a madeira, procure por qualquer sinal de que os cupins passaram por ali – principalmente na tentativa de encontrar seus excrementos. Eles têm o formato circular e pequeno e possuem uma cor muito similar à de madeira (marrom escuro). Tais dejetos nas proximidades de madeira fraca também são sinais de infestação de cupins.

Eliminacao

Use Armadilhas de… Papelão para acabar com os cupins!

Papelão, isso mesmo? Sim. Tudo o que você vai precisar é de uma caixa de papelão. Corte-a em tiras bem planas, molhe-as e em seguida as enfileire no local onde você acredita que os cupins podem estar. Acabar com os cupins com armadilha de papelão as dicas são:

  • Os cupins são insetos que se alimentam de celulose (ou seja, principal composto do papelão). As tiras atrairão os insetos e, quando você perceber que eles estão por lá, basta retirar o papelão e queimá-lo em uma área segura. Esse procedimento pode precisar ser repetido várias e várias vezes (dependendo do tamanho da infestação).
  • A solução, apesar de extremamente eficaz, pode não resolver os seus problemas integralmente. A nossa dica é combinar esse método com outros para um resultado perfeito.

Quando a madeira infestada é um móvel ou objeto, você pode removê-lo e colocá-lo à exposição do sol. E a razão é bem simples: os cupins são insetos acostumados com a escuridão – e por isso, tanto o calor como a luz do sol são capazes de matá-los.

  • Uma boa dica é combinar este método com a armadilha das tiras de papelão.

Como Evitar

Mantenha o apartamento/casa seca

Os cupins são atraídos por ambientes escuros e úmidos. Se sua casa for seca, não há motivos para que eles se infestem por lá. Essa é uma excelente dica para evitar futuras infestações de cupins.

Utilize repelentes pela casa

Principalmente se você estiver fazendo uma reforma ou construção na casa, já que esses procedimentos costumam atrair insetos para o ambiente.

Evite, ao máximo, deixar madeira exposta

O que inclui lenha, ramos ou troncos soltos pelo quintal. Uma alta concentração de madeira no espaço é um verdadeiro ‘convite’ para uma infestação.

Feche qualquer abertura ou fenda na casa

O que inclui janelas, portas, fendas e outros. Se estiver desconfiado da possibilidade de infestação, adicione telas a esses espaços.

veja mais sobre os nossos Serviços

Desentupimento de pia

DESENTUPIDORA

Desentupimento de ralo

DESENTUPIDORA

Desentupimento de vaso sanitário

DESENTUPIDORA

Desentupimento de tanque

DESENTUPIDORA

Desentupimento de ralos

DESENTUPIDORA

Desentupimento de caixas de gordura

DESENTUPIDORA

Desentupimento de esgotos

DESENTUPIDORA

Limpa fossa

DESENTUPIDORA

Hidrojateamento

DESENTUPIDORA

Descupinização

DEDETIZADORA

Controles de pragas

DEDETIZADORA

Dedetização de aranhas

DEDETIZADORA

Dedetização de pulgas

DEDETIZADORA

Dedetização de carrapatos

DEDETIZADORA

Dedetização de ratos

DEDETIZADORA

Dedetização de formigas

DEDETIZADORA

Dedetização de baratas

DEDETIZADORA

Dedetização de cupins

DEDETIZADORA

Dedetização de lesmas

DEDETIZADORA

Dedetização de abelhas

DEDETIZADORA

Dedetização de marimbondos

DEDETIZADORA

Dedetização de pombos

DEDETIZADORA

Controle de Pombos

DEDETIZADORA

Dedetização de traças

DEDETIZADORA

Dedetização de morcegos

DEDETIZADORA

Dedetizaçãode caramujos

DEDETIZADORA

Dedetização de besouros

DEDETIZADORA

Dedetização de percevejos

DEDETIZADORA

Dedetização de ácaros

DEDETIZADORA

Dedetização de largatixas

DEDETIZADORA

Dedetizadora em São paulo

DEDETIZADORA

Dedetizadora

DEDETIZADORA